Código: | MP1C20022 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TICP1C | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
João Vitor Torres |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
João Vitor Torres |
Português
Identifica e compreende as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º ciclo.
Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas curriculares da EPE e 1º ciclo.
Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na EPE e 1º ciclo e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional nomeadamente através das redes sociais.
-Utiliza as TIC em contexto de trabalho no EPE e no 1º ciclo.
- O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo.
- A Internet como recurso educativo das áreas curriculares do EPE e 1ºCiclo.
- Atividades educativas baseadas na Internet.
- Plataformas colaborativas.
- Programação nos primeiros anos,
- Pensamento computacional e robótica na EPE e 1º Ciclo.
- Utilização de portefólio digital.
A UC possui duas componentes: uma mais teórica, direccionada a questões de investigação e outra a atividades de sala de aula com as TIC. Na componente mais teórica pretende-se que os alunos conheçam as principais conclusões de investigação quanto às metodologias apropriadas à utilização dasTIC em EPE e 1C, quanto à validade das propostas educativas e ainda no papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional de professores e educadores.
A componente mais prática da UC procura que os alunos, com base na Internet, construam atividades educativas, destinadas nas diversas áreas curriculares da EPE e 1.º ciclo,as discutam procurando-se que adquiram competências relacionadas com o desenvolvimento crítico deste tipo de atividades. Elaborarão propostas de entre as tipologias de atividades baseadas na Internet, já estudadas e bem documentadas (Caça ao Tesouro, WebQuest, Visitas virtuais, etc.). Estas atividades têm por suporte as ferramentas da Web 2.0 (Blogs, Wikis, Websites).
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
-Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
-Atividades práticas envolvendo propostas de utilização das TIC em contexto EPE e 1ºCiclo.
-Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização das TIC na EPE e 1º Ciclo.
-Atividades individuais e em pequeno grupo terão o apoio de uma plataforma colaborativa.
As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e discussão de artigos selecionados. Algumas das discussões serão presenciais outras decorrerão com base em propostas de trabalho com o apoio da plataforma colaborativa. Procura-se, desta forma, que os alunos debatam experiências de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo com origem na prática e na investigação educacional
A avaliação da UC deve ter em conta, não só os trabalhos realizados pelos alunos, como a sua participação nas diferentes atividades propostas em aula.
- Assim, devem ser valorizados os trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos, a participação nas sessões
presenciais e os contributos deixados na plataforma colaborativa de apoio ao trabalho teórico.
Pesos:
Ambientes de aprendizagem com TIC, trabalho teórico: 30%
Pensamento computacional e o robótica: 20%
Projeto Scratch: 20%
Participação nas tarefas propostas 10%
Reflexão final: 20%
Não haverá obrigatoriedade de frequência das aulas mas, muitos dos trabalhos a desenvolver decorrerão ao logo destas sessões.
|